Cidades

Interligadas

Itu ganha canal para denúncias de maus-tratos e abandono de animais: o 153

Vereadora Ana D’Elboux, da causa animal, é a autora da indicação do número que vai atender a população com mais agilidade, de forma segura e sigilosa

A cidade de Itu dá mais um passo importante na proteção e bem-estar dos animais. Agora, denúncias de maus-tratos e de abandono poderão ser realizadas diretamente pelo telefone 153 – canal da Guarda Civil Municipal – e também pelo WhatsApp do GEPAR (Grupo Especial de Proteção Ambiental e Rural), no número (11) 4013-6990.A iniciativa foi indicada pela vereadora Ana D’Elboux, representante da causa animal no município, e fortalece as ações de fiscalização e atendimento rápido às ocorrências envolvendo animais em situação de risco, incluindo maus-tratos e abandono, crimes que frequentemente os munícipes a procuram, pedindo apoio e sigilo para denunciar. “Recebo muitas mensagens e ligações de pessoas que presenciam essas situações seja na sua rua, ou andando por estradas e pela cidade. Elas geralmente não sabem que atitudes devem tomar e têm medo de represálias se o autor desses atos descobrir quem denunciou. Foi pensando nisso, que indiquei o canal 153, que já era utilizado pela GCM para outras ocorrências, para também receber e distribuir estas denúncias. Eles registram e dão atendimento seja com a equipe da Guarda, da Zoonoses, Meio Ambiente, Polícia Cívil, Defesa Cívil ou Bombeiros, dependendo do tipo de risco e classificação de cada caso”, explicou a vereadora.Na tarde desta segunda-feira, 11 de agosto, uma reunião inédita marcou o início de uma atuação integrada pela causa animal em Itu. Estiveram presentes representantes da Segurança Pública como a Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Zoonoses, Secretaria de Meio Ambiente, além da vereadora Ana D’Elboux. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e definir protocolos de atendimento para que cada denúncia recebida seja direcionada de forma eficiente e conforme a gravidade da situação.A integração entre os órgãos permitirá uma resposta mais ágil e assertiva, priorizando casos de risco iminente à vida dos animais e otimizando os recursos públicos de maneira coordenada.“A criação desse canal direto de denúncias é uma conquista para toda a população que se preocupa com o bem-estar animal. Ter um atendimento unificado, com equipes preparadas para agir conforme o tipo de ocorrência, é um avanço fundamental. A causa animal precisa de ações concretas e é isso que estamos fazendo aqui em Itu”, destacou Ana D’Elboux.

Como proceder:

Certifique-se do ocorrido;Ligue para o 153 ou através do WhatsApp GEPAR (11) 4013-6990;Envie o maior número de provas possível, como fotos e vídeos;Evite denunciar por motivos de desavenças entre vizinhos.

Importante: lembre-se que em toda ocorrência, uma equipe é mobilizada para o local e a mesma poderia estar atendendo outras denúncias também urgentes, então a denúncia deve ser responsável e sem trotes.