Henrique Gandini conquista o segundo lugar na categoria Superbike Rookie na primeira etapada temporada 2026 defendendo a BMW Motorrad Superbike Brasil Team
O piloto ituano Henrique Gandini iniciou a temporada 2026 do Campeonato Brasileiro deSuperbike subindo ao pódio com um segundo lugar na categoria Superbike Rookie, na etapa deabertura realizada no último domingo, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A prova marcouo início oficial do campeonato nacional e o retorno do atleta às competições após recuperação delesões sofridas no fim do ano passado.Integrante da BMW Motorrad Superbike Brasil Team, Gandini é o único piloto da marca alemãinscrito na categoria Rookie nesta temporada.
A Superbike Rookie é destinada a competidores emprocesso de consolidação na principal classe do campeonato, utilizando motocicletas de 1000cccom padrão técnico equivalente ao da categoria principal, porém com classificação específica parapilotos em desenvolvimento dentro da elite da motovelocidade nacional.Natural de Itu e formado piloto pela Street Racer School, Henrique construiu sua preparação aolongo de 2025, quando disputou etapas decisivas em Londrina.
Antes da etapa final, o piloto haviacompetido na oitava etapa do campeonato, também realizada em Londrina, ocasião em queconquistou seu primeiro pódio na categoria, com um terceiro lugar.A última etapa da temporada 2025 — a grande final do campeonato, realizada em 21 de dezembro,novamente em Londrina — foi marcada por uma queda na Curva 3 após disputa por posição. Opiloto foi encaminhado ao Hospital Evangélico da cidade para avaliação médica e descarte depossíveis traumas internos.
Os exames não constataram lesões estruturais graves, mas foramdiagnosticadas lesões musculares relevantes, que ainda seguem em processo de recuperação.
A etapa em Interlagos representou a primeira corrida de Gandini após a queda sofrida na final datemporada anterior. Mesmo sem recuperação física completa, o piloto alinhou no grid e mantevedesempenho competitivo ao longo da prova.
“Foi uma corrida de superação. O trabalho para recuperar a confiança depois de uma queda pesadafoi muito desgastante, principalmente ainda sentindo dores. Estou satisfeito com o resultado,porque não foi simples. A disputa pelo segundo lugar foi até a última volta. Consegui aproveitaruma falha do concorrente, assumir a posição e proteger até o final”, declarou.
A prova foi encerrada sob procedimento de safety com bandeira amarela em razão de uma quedano pelotão, o que confirmou o segundo lugar de Henrique na categoria na etapa de abertura docampeonato.
“Agora é seguir treinando e focado na recuperação completa para chegar 100% na próxima etapa,prevista para 8 de março, em Londrina. A temporada está só começando”, completou o piloto ituano. Com o resultado em Interlagos, Henrique Gandini inicia a temporada 2026 somando pontos importantes na classificação da Superbike Rookie e representando o município de Itu no principal campeonato de motovelocidade do país.